O território dentro das fronteiras atuais da República Portuguesa tem sido continuamente povoado desde os tempos pré-históricos: ocupado por celtas, os galaicos e os lusitanos, foi integrado na República Romana mais tarde colonizado por povos Germânicos, como os suevos e os visigodos. No século VIII as terras foramconquistadas pelos Mouros. Durante a Reconquista Cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino de Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do reino de Portugalem 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143. Em 1297 foram defenidas as fronteiras no tratado de Alcanizes, tornando Portugal no mais antigo Estado-Nação da Europa.
A Língua Portuguesa, também designada Português, é uma língua românica flexiva originada no Galego-Portugêus falado no Reino da Galiza e no Norte de Portugal. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o Português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra, (obrigado Brasil).
Marinheiros portugueses começaram a explorar a costa da África em 1419, utilizando os recentes desenvolvimentos em áreas como a navegação, a cartografia e a tecnologia marítima, como a Caravela, vela Latina, com o objetivo de encontrar uma rota marítima para o lucrativo comércio de especiarias do oriente. Em 1488, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança e, em, 1498 Vasco da Gama chegou à Índia. Em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, na costa atlântica Sul-Americana. Nas décadas seguintes, os marinheiros lusitanos continuaram a explorar o litoral e as ilhas do leste da Ásia, estabelecendo fortes e feitorias. Em 1571, uma série de postos avançados ligava Lisboa a Nagasaki, no Japão, ao longo das costas da África, Médio Oriente, Índia e Ásia. Esta rede comercial trouxe grande riqueza para o Reino de Portugal.
O Império Português foi o primeiro Império Global da História e também o mais duradouro dos Impérios Coloniais Europeus, abragendo quase 600 anos de existência, desde a conquista de Ceuta em 1415, até à concessão de soberania a Timor-Leste, em 2002.
Com a Revolução de 1910, a Monarquia terminou, tendo desde 1139 até 1910, 34 Monarcas.
Desde o Dia 5 de Outobro de 1910 Portugal e um regime Republicano.